Plano de Carreira


CONCEITO


Programa que estrutura o caminho profissional que o funcionário pode percorrer dentro da organização, onde estarão todas as posições hierárquicas e as competências necessárias para alcançá-las (formação, habilidades, tempo de serviço no cargo anterior etc.).

 

O plano de carreira é formulado para fazer com que a empresa consiga reter e atrair novos talentos, além de proporcionar aos seus colaboradores atuais a oportunidade de se aperfeiçoarem mais e continuarem buscando novos conhecimentos

 



IMPACTO  NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Estudos mostram que a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal  é um dos benefícios mais desejados pelos profissionais, não é surpresa saber que a qualidade de vida e a definição prévia de um plano de carreira são, hoje, os fatores mais importantes para os trabalhadores

 

  *  Alinhamento entre objetivos pessoais e da empresa

  *  Acesso às informações sobre possibilidades de conquistas futuras

  *  Menor taxa de estresse por crescimento na empresa

  *  Maior harmonia e conforto organizacional



BENEFICIOS


1. Maior transparência do processo seletivo - Durante o processo seletivo pode-se apresentar brevemente o plano de carreira. Além de incentivar os candidatos a batalharem pela vaga, é possível eliminar já de antemão os candidatos que, por algum motivo, não estejam satisfeitos com o que foi proposto. Dessa forma, diminuem as chances de se contratar um funcionário que sairá rapidamente da sua função por estar insatisfeito

 

2. Diminuição do turnover ao aumentar a retenção de talentos - Diante da perspectiva de promoção, os trabalhadores tendem a permanecer na empresa em busca de condições e cargos melhores. Isso diminui o turnover,  aumentando o tempo que o profissional permanece na empresa.


3. Maior motivação do profissional no trabalho –  Ao perceber que a trajetória profissional é estruturada, os colaboradores se sentem motivados no trabalho. Uma vez que, eles sabem exatamente onde podem chegar quando tem um bom desempenho interno.

 

4. Maior valorização do profissional pela empresa - Buscar recompensar o funcionário por suas funções, com possibilidade real de ascensão no trabalho, é uma forma de demonstrar que o valoriza e que reconhece seus esforços.

 

5. Melhora a produtividade do profissionais - Essa sensação de valorização, bem como a busca por demonstrar as competências para uma promoção, torna os colaboradores mais motivados, fazendo com que estejam mais satisfeitos e se tornem mais produtivos.

 

6. Capacitação e desenvolvimento de profissionais – pois o profissional fica ligado em se preparar para alcançar as qualificações para o próximo cargo.

 

7. Desenha o caminho para o sucesso do profissional

 


RESPONSABILIDADES


       Da Empresa dar transparência das estruturas internas dos Cargos, isso é reponsabilidade da organização. A estrutura de Cargos e Salários e o  Organograma são elaborados pela área de Recursos Humanos e aprovados pela alta direção ou presidência. Lembrando que deve ser reavaliado periodicamente e, caso seja  necessário, atualizado.


       Do Profissional gerir a própria carreira, isso é responsabilidade de cada indivíduo. O profissional deve direcionar e planejar  o seu crescimento profissional, seja na  empresa em que está, em outra companhia (no mercado como um todo) ou, quem sabe, empreendendo em seu próprio negócio. Para isso, deve-se traçar um ou mais objetivos e estabelecer metas, prazos e estratégias para poder atingi-los. Como todo planejamento, requer organização, persistência, paciência, disciplina e, ainda deve conter  metas a curto, médio e longo prazo.


 



TIPOS DE PLANO DE CARREIRA


Antigamente, a única forma de uma pessoa crescer dentro da empresa era assumindo posições superiores e, necessariamente, de gerência. De vendedor a supervisor, a subgerente, a gerente de loja e a diretor comercial. Os degraus eram poucos e para um subir, o outro tinha de sair.

 

Esse tipo de organização acaba trabalhando contra o crescimento. Criava-se uma enorme pressão para que, quem estava embaixo, começasse a escalada e quem estava acima ou subisse também ou impedisse a escalada do outro, defendendo “seu espaço”.

 

Hoje  existem vários tipos de planos de carreira que variam de acordo com o negócio da empresa, seu tamanho e necessidades:

 

HORIZONTAL        

         *  Cargos de mesmo nível hierárquico e de complexidade

         *  Ascensão em cima de atividades diversificadas e/ou diferentes

         Amplitude dos desafios funcionais


Exemplo: É comum empresas públicas com cargos únicos: 

           Nem sempre a  diferenciação da área incide em aumentos salariais.



VERTICAL          

         Cargos de maior nível  hierárquico e de complexidade  

        *  Ascensão em cima de atividades mais complexas e maiores responsabilidades 

Exemplo: Carreiras naturais dentro de cada área da empresa:                         

                                   

PARALELA         

       *   Ascensão em cima de atividades mais complexas e maiores responsabilidades e tempo no cargo

       *  Cargos específicos que tem a possibilidade de ocupar funções de liderança

       Exemplo



EM  Y     

      Possibilidade de prosseguir em cargos gestão ou especialistas

Exemplo: Empresas de alta tecnologia, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em que o conhecimento é estratégico para a organização.  Espera-se que o profissional  auxilie o negócio a partir da sua bagagem de conhecimento e experiências  

                         



 EM  W          


      *  Similar a carreira Y, com mais um caminho – Assim, em vez de seguir como especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos.

      Cargo que atua com competências técnicas e de gestão, no desenvolvimento de profissionais, com treinamento e feedbacks.  Assim, em vez de seguir como especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos.


Ele não chega a ser um líder tradicional, responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, mas acompanha pontualmente o desempenho desses colaboradores dentro de um projeto específico. Ele se torna responsável por feedbacks mais técnicos e atua de uma maneira mais consultiva.

Exemplo:

            



EM  REDE        

     *   Possibilidade de uma variedade grande de cargos

     Estimulo a escolher funções de melhor desempenham

Exemplo:  Empresas grandes, com uma estrutura grande de cargos e muitos profissionais.





ESTRUTURAÇÃO PLANO DE CARREIRA o que é necessário para se montar um plano de carreira?


     *  Organograma

     *  Perfis dos  Cargos, envolvendo:

     *  Descrição das Funções e  Responsabilidades

     *  Identificação das qualificações e competências

     *  Identificação  das  Trilhas

     *  Escolha do Tipo de Carreira por cargo x alinhamento  com os objetivos empresa

     *  Desenho da Carreira por Cargo  

 


LEMBRETES


1.  Ter a visão do negócio – funciona como um convite para o funcionário trabalhar ativamente no seu desenvolvimento. O profissional precisa conhecer o negócio em atua: cenários, stakeholders, mercado, concorrência, situação econômica, perspectivas , etc.

 

2.  RH e Líderes devem dar visibilidade e transparência do cenário atual e dos planos para o futuro da empresa - assim o profissional pode descobrir para onde tem interesse de caminhar.

 

3.  RH deve apoiar Gestores e líderes - para conversar sobre Carreira com seus profissionais. É papel do líder conversar com sua equipe e identificar o que cada funcionário tem em mente para o futuro. ) Gestores costumam ficar apreensivos com esse tipo de conversa. Eles acreditam que falar sobre carreira pode gerar mais ansiedade nos funcionários e uma certa expectativa em relação ao futuro. “A expectativa já existe, já está no indivíduo, só que não está compartilhada. E a angústia é maior ainda. Não ser transparente em relação a isso é muito pior.”

 

 4.  RH deve  Implantar  a Gestão de Feedback – é necessário ter um programa de Feedback One on One para que o profissional possa ter um acompanhamento individual do seu líder para validar e avaliar  o seu progresso na carreira.

 

5.  RH deve dar transparência de vaga internas - Se existem novas oportunidades abertas e novos degraus disponíveis para alguém subir, RH deve dar preferência para quem já está dentro de casa. Porém, certifique-se de que essa pessoa apresente as competências necessárias para assumir essa nova função e dar esse próximo passo.

 


CONCLUSÃO


Portanto, os planos de carreira precisam ser formulados tanto para atrair quanto para reter talentos, já que a pessoa entra em uma posição sabendo que, quanto mais se desenvolver e melhor for seu resultado, maior será sua recompensa.


Quando o Plano de Carreira é apresentado de forma objetiva e clara, acaba se tornado um grande aliado para a empresa e um diferencial para todos os talentos, tanto os de casa, quanto os recém-chegados.


Essa visão é bastante adequada para as organizações e hoje da era do conhecimento. A geração profissionalmente ativa no mercado de hoje se interessa mais em trabalhar em empresas que oferecem esse tipo de crescimento, principalmente se ele for ágil .

 

Com o Sistema RH1000 de Gestão de Pessoas você tem a oportunidade efetiva de montar o PLANO DE CARREIRA dos profissionais da sua empresa, e também o PLANO DE SUCESSÃO de seus cargos mais estratégicos e críticos.